Código: | MEPAI02 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ESD | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes |
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Corpo docente: |
Ana Luísa Rebelo de Oliveira Pires Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes |
Português
Compreender a relações de interdependência entre educação, sociedade e desenvolvimento;
- Identificar as principais mudanças educativas da sociedade contemporânea, numa perspectiva sócio-histórica;
- Compreender os desafios da Educação ao Longo da Vida e as mudanças educativas em curso;
- Compreender os níveis de decisão política em educação (supra-nacional, nacional, institucional/organizacional, local/territorial) e as suas formas e modalidades de operacionalização;
- Debater questões de interesse para o campo da Educação, fundamentando opiniões e posicionamentos de forma sustentada;
- Conhecer quadros teóricos e linhas de investigação/intervenção relevantes para a análise crítica e complexa dos temas e questões de educação, sociedade e desenvolvimento.
1. Educação e desenvolvimento
.Interdependências e articulações entre Educação e Desenvolvimento
.Conceitos e finalidades do desenvolvimento (social, económico, humano,..)
.O papel das organizações internacionais — UNESCO, UE, OCDE, etc.
.Contributo dos movimentos sociais e organizações não governamentais
2. A Educação e as transformações da sociedade contemporânea
. Dinâmicas de globalização e mudanças económicas, científicas, tecnológicas e culturais
. Perspectivas socio-históricas: da forma escolar de educação à educação ao longo da vida
.Debates emergentes: pos-colonialismo e abordagem decolonial, feminismos, antirracismo, activismo jovem.
3. Mudança educativa na Sociedade Contemporânea: questões actuais e cenários futuros
. Processos e metodologias de integração e desenvolvimento curricular
. Programas e instrumentos políticos internacionais, nacionais e municipais — Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, Plano Nacional das Artes, Perfil do Aluno, Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, etc.
Os conteúdos programáticos da UC encontram-se intrinsecamente articulados com os objetivos de aprendizagem. A compreensão da educação e da formação como eixos fundamentais para o desenvolvimento de pessoas, comunidades, regiões e países, num mundo marcado por uma grande instabilidade, imprevisibilidade e rápidas mudanças a diversos níveis é uma das principais finalidades da UC. Debater o conceito de desenvolvimento à luz das questões da contemporaneidade e promover a compreensão dos desafios que se colocam à educação e à formação no quadro da sociedade contemporânea, particularmente relacionados com o desenvolvimento pessoal, social, económico, político, cultural e comunitário, constituem objetivos centrais deste programa.
Compreender os níveis de decisão da educação e a sua relação com as esferas económica e política é também um dos objetivos da UC, que analisa criticamente conceitos e abordagens teóricas e/ou pragmáticas que sustentam as práticas educativas, dentro e fora da escola.
As estratégias pedagógicas desenvolvem-se com base na articulação de actividades de natureza teórica, teórico-prática e seminários. O processo compreende pesquisa de informação, análise de textos, debate, trabalhos de grupo, discussão e apresentações orais em aula, assim como a pesquisa, partilha e análise de projetos e/ou programas que concretizem/exemplifiquem as temáticas abordadas. Realizar-se-ão tutorias de acompanhamento individualizado do trabalho dos estudantes.
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua. Pretende-se ainda que os estudantes realizem um trabalho individual final, de natureza reflexiva e integrativa, sobre um dos temas do programa e mobilizando bibliografia relevante, traduzindo as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.
As estratégias de ensino são equacionadas de forma a promover a compreensão das temáticas enunciadas e a aquisição dos objectivos propostos, através da análise de publicações de referência, da participação, da discussão e do debate informado. Ao se pretender analisar e debater questões educativas actuais à luz de princípios como a democracia, participação em comunidade/sociedade, sustentabilidade, interculturalidade, inovação e criatividade — dimensões que se encontram hoje no centro dos principais debates educativos, tanto dentro como fora da escola —, as metodologias de ensino-aprendizagem terão obrigatoriamente que integrar os princípios defendidos. Por essa razão, as sessões a desenvolver basear-se-ão principalmente na participação dos estudantes, e articularão atividades de natureza teórico e teórico-prática, a realização de seminários e de outras atividades que promovam a reflexão crítica e a emancipação.
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua. Pretende-se ainda que os estudantes realizem um trabalho individual final, de natureza reflexiva e integrativa, sobre um dos temas do programa e mobilizando bibliografia relevante, traduzindo as aprendizagens realizadas no âmbito da unidade curricular.
Produtos e pesos:
1) Elaboração de um trabalho individual sobre um dos temas do programa (70%).
2) Qualidade e pertinência da participação nas sessões (30%).
Alves, M., Gomes, E., Domingos; A. e Matos, José (orgs) (2018) Investigação, Educação e Desenvolvimento: revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Lisboa, Ed. Colibri.
Biesta, G.e Safström, C. A. (2011). A manifesto for education. Policy Futures in Education, 9(5), 540-547.
Canário, R. (2006) O que é a Escola? Um olhar sociológico, Porto, Porto editora.
Canário, R. (2000) A aprendizagem ao longo da vida, análise crítica de um conceito e de uma política”. In Psicologia da Educação, S. Paulo, Brasil
Lima, L. (2007). Educação ao Longo da Vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró. São Paulo: edições Cortez.
Morin, E. (2000) Os sete saberes para a Educação do Futuro. São Paulo: Cortês
ONU (2016) Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
Tikly, L., Batra, P., Duporge, V., Facer, K., Herring, E., Lotz-Sisitka, H., McGrath, S., Mitchell, R., Sprague, T., Wals, A. 2020. Transforming Education for Sustainable Futures Foundations Paper. Bristol: TESF
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